ENEM 2015

O   ENEM   é   um   exame   que   acontece, anualmente, e que tem como objetivo avaliar alunos que estão finalizando o Ensino Médio e também servir para selecionar os candidatos as   principais Universidades Federais do país,  como forma de ingresso. 
É um exame individual, não obrigatório, e que dá ao estudante dados para uma auto-avaliação  de  seu  desempenho  tomando  como referência as competências e as habilidades que são usadas como pano de fundo para a elaboração das questões. 

Objetivos do Enem? 
O  principal  objetivo  do  Enem  é  avaliar  desempenho  do  aluno  ao  término  da  escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Desde a sua concepção, porém, o Exame foi pensado também como  modalidade  alternativa  ou  complementar  aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior. 

Quais os critérios?
Um dos critérios utilizados é preencher 100% das vagas ofertadas por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona candidatos a partir da nota do Enem. Em outros casos, o Inep envia as notas às universidades e elas divulgam seus próprios resultados.

Enem como critério para determinadas vagas.

 Algumas universidades utilizam a média obtida no Enem apenas para uma parte das vagas totais.

• Enem para preencher vagas remanescentes
      Em caso de instituições que adotam o sistema tradicional de vestibular e permanecem com vagas remanescentes, essas vagas poderão ser preenchidas por candidatos que prestaram Enem.
• Enem no lugar da 1.a fase
   Algumas universidades, como a UFESadotam a nota do Enem em substituição da primeira fase do vestibular. Na sequência, são realizadas as provas da segunda fase. Os candidatos aprovados são aqueles que obtiveram as melhores médias nas duas etapas. Cada instituição calcula suas médias de maneira diferente.
 • Enem como parte da nota final
       Podemos citar como exemplo desse sistema a UFPR, que organiza seu vestibular em duas etapas e utiliza a nota do Enem como 10% da nota final dos candidatos. Essa porcentagem pode ser maior em outras universidades.


Como são as provas?

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.
Confira os dias da prova:

 (1º dia):As provas serão aplicadas nos dias 08 de Novembro.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias e;
-Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
-
Tempo para a prova: 4h30  (média de 2,6 min/questão) + 30 min (gabarito)

(2º dia): dia 09 de novembro.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e;
-Matemática e suas Tecnologias.
-
Tempo para a prova: 5h30  =  4h (2,6 min/questão) 60 min (redação) + 30 (gabarito)




Conteúdo das Provas.
O conteúdo das provas do Enem é definido a partir de matrizes de referência em quatro áreas do conhecimento:
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação. (45 questões)
  • Matemática e suas tecnologias. (45 questões)
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia. (45 questões)
  • Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.          (45 questões)

Competências e Habilidades.

Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações como entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.



As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do saber fazer. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências. 




Exemplo:
Em usinas hidrelétricas, a queda d' água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas  pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são  células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além  de  todos  produzirem  eletricidade,  esses processos têm em comum o fato de

a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada pode ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem de reservas de combustíveis fósseis

HABILIDADE
Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social, e comparar  diferentes  recursos  e  opções energéticas. 

O que é o TRI ? E Como funciona?


A nova prova do Enem será estruturada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que garante a comparabilidade das notas entre diferentes edições a partir da calibração do grau de dificuldade das questões. Dessa forma, diferentemente dos anos anteriores, as questões da prova do Enem serão distribuídas em graus diferenciados de complexidade. Isso significa que, no cálculo final da nota em cada área, as questões mais difíceis valem mais que as questões menos complexas.

   Teoria da Resposta ao Item (TRI)
Caso você faça uma prova de Biologia elaborada a partir da TRI, por exemplo, serão 50 questões de múltipla escolha (A,B,C,D e E).
    Você deverá comparar as soluções com as de um colega. Digamos que, das 40 questões, você tenha acertado 20, e seu colega, também 20. Em alguns dias, você receberá sua nota.
    Seu resultado é de 40 pontos, e o de seu colega, 50 pontos. Como isso pode ser explicado? Para cada questão da prova, é atribuído um grau de dificuldade diferente. Cada item/questão é construído a partir de um modelo representado por três parâmetros: a discriminação (que ajuda a diferenciar a habilidade dos alunos), o grau de dificuldade e o acerto casual.

 Para simplificar:
1º- Vamos supor que você tenha acertado 15 questões consideradas como fáceis e 5 como médias.

2º - E que seu colega tenha obtido sucesso em 15 questões fáceis2 médias e 3 difíceis.
    Como as questões possuem graus diferentes, dois estudantes que acertarem o mesmo número de questões, provavelmente, não terão a mesma nota final no Enem.
    A TRI pretende avaliar as habilidades dos alunos, até que ponto eles podem chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário