ENEM/REDAÇÃO

DICAS DE COMO SERÁ A REDAÇÃO 2014!




DICAS DE UMA BOA REDAÇÃO PARA ENEM 2014!!

O que é avaliado?
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos. 



SERÁ DESCONSIDERADA A REDAÇÃO QUE!!!


 Não atender à proposta solicitada (fuga ao tema);
✔ Não se caracterizar com gênero textual solicitado(editorialcarta abertacarta argumentativadissertaçãocrônica, artigo expositivo;
✔ Textos assinados pelo participante;
✔ Folha em branco ou com menos de sete linhas escritas;
✔ Redação com impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação.

Como anda a sua leitura?

A importância da leitura
Você sabe  a diferença entre ler e estudar? Acredito que sim, pois há uma tênue linha que separa os dois atos. É verdade que existem determinados tipos de leitura. Não podemos ler um livro de linguagem técnica que seja bibliografia para nossa prova da mesma forma que leríamos um romance qualquer. Os detalhes perdidos no romance podem ser suplantados por um entendimento geral da história. Já no livro com o conteúdo para o vestibular, todos os detalhes são importantes e podem estar na prova. Isso não exclui o prazer que pode existir na leitura de livros didáticos. Basta que você saiba o que está lendo.
leitora reader

Esqueça, inicialmente, aquela história de “ler um pouco e fazer exercícios”. Nada disso. A importância está na leitura. Sem uma leitura atenta e a certeza do entendimento sobre o tema, nenhum exercício pode ser resolvido com eficiência. Leia o título do capítulo, leia os subtítulos, preste atenção nas palavras destacadas, repare nas imagens e em suas legendas. Depois leia, com calma e vontade de aumentar sua bagagem cultural. É o que basta para ser bem sucedido nos estudos.

Em relação a ler sempre e em todo lugar, primeiramente, é preciso tomar cuidado para não ler demais e pensar de menos. A leitura é fundamental por ser a base do conhecimento, mas o hábito de ler e simplesmente fazer uma síntese do que se leu, nada mais é do que grampear ideias de terceiros e isso não contribui de forma alguma para seu aperfeiçoamento pessoal. Leia, assimile, reflita e desenvolva sua maneira de pensar sobre o tema.


Finalmente, se  você, ao lado da leitura dos textos literários privilegiar também a leitura para estudo, para a aquisição de informações de várias fontes (jornais, revistas, enciclopédias, etc) explorando as peculiaridades desses tipos de texto,  certamente estará contribuindo de forma efetiva para a diminuição do contingente de "analfabetos funcionais", que são aquelas pessoas que aprenderam a ler, mas não têm letramento, porque não desenvolveram o hábito de ler fora da escola e,por conseguinte, não sabem tirar proveito da leitura, nem do ponto de vista formativo, nem instrumental, e o que é pior, terminam regredindo, perdendo a habilidade de ler, por mera falta de prática, chegando até a evitar a leitura. Nessas altura, o ato de ler se torna cansativo, penoso e aborrecido. Daí, a incompreensão do texto que, dita de outra forma, nada mais é do que a indisposição para encontrar sentido no que se lê.
     Como Revistas: Veja, ÉpocaExame, Istoé,  Superinteressante, Jornais. Telejornais; Livros.

veja as competências na tabela abaixo):
COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM
Competência 1Competência 2**Competência 3Competência 4Competência 5
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.*Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Valor: 0 a 200Valor: 0 a 200Valor: 0 a 200Valor: 0 a 200Valor: 0 a 200
(*) Dentro desta competência, o nível 5 foi alterado para reduzir a tolerância a desvios gramaticais
(**) 
OBS: Caso o candidato tenha nota zero na Competência 2, ele terá a prova anulada
Fonte: MEC/Inep
 A nota 1.000, então, só será atingida se o candidato garantir a pontuação máxima na competência 1. "Todas as notas mil os avaliadores vão ter que justificar com rigor. Só será aceito desvio se for excepcional, portanto, eles vão ter que justificar a excepcionalidade", disse Mercadante.
Correção feita por três avaliadores
Todas as redações do Enem são corrigidas por pelo menos duas pessoas. A necessidade de um terceiro corretor para reavaliar provas com notas discrepantes deve aumentar neste ano. Segundo o MEC, agora, todas vezes que as duas notas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, um terceiro avaliador corrigirá a prova para que se chegue à nota final. No ano passado, essa tolerância era de 200 pontos.

Se a nota em um das cinco competências (que vai de 0 a 200) tiver discrepância de 80 pontos, a redação também vai para o tercerio corretor.

Por causa da mudança, Mercadante afirmou que estima um aumento no número de redações que passem pela terceira correção. Em 2012, 21% das provas estiveram nessa situação. Agora, ele afirma que essa porcentagem chegue a um terço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário